trendy news EXPOSIÇÃO FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA NO MUDE

EXPOSIÇÃO FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA


Concebida como uma instalação, a exposição propõe uma imersão no universo criativo de Felipe Oliveira Baptista, fugindo de um discurso cronológico, fechado e linear. A cenografia, desenhada pelo Bureau Betak, um espaço caleidoscópico, com espelhos que intersetam a galeria em diferentes ângulos e direções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajeto e obra desde que foi reconhecido com o Grand Prix do Festival d’ Hyères (2002). O resultado é um lugar que vive entre o real e a ficção, o objeto e a sua imagem, traduzindo o próprio universo cénico, performativo e metamórfico da moda.

Espelho da mente (A Screen to the Brain) é a peça central da exposição. Um cérebro tecno- lógico que projeta, de forma compulsiva e aparentemente aleatória, imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com desfiles e editoriais, permitindo viajar pelo imaginário de Felipe Oliveira Baptista, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças em exposição e do processo criativo de cada coleção. 

Esta instalação, desenhada por Alexandre de Betak e produzida pelo Bureau Betak, foi criada para o 28o Festival Internacional de Moda e Fotografia em Hyères e foi apresentada de abril a maio de 2013, no Centro de Arte da Villa Noailles.

Em torno deste cérebro, o trabalho de Felipe Oliveira Baptista é apresentado em 12 insta- lações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: proteção; novos unifor- mes e roupa de trabalho; revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia vs natureza. Através destes núcleos, manifesta-se a singularidade e autenticidade, a coerência e qualidade do trabalho desenvolvido durante mais de 10 anos. A exposição mostra ainda a particular sensibilidade arquitetónica de Felipe Oliveira Baptista e a forma como tem reinterpretado as suas raízes portuguesas, afirmando ao mesmo tempo uma identi- dade universal.

Curadoria - Bárbara Coutinho/ Felipe Oliveira Baptista
Design expositivo - Alexandre de Betak (Bureau Betak)
Design gráfico - Simon de la Salle Sound design
Michel Gaubert Colaboração técnica - SAMSUNG 


























Photo by João Bacelar with iPhone 4S








Mensagens populares