LOTUS FEET ou PÉ DE LOTUS





Os Pés de Lotus, ou o costume desta prática absolutamente cruel, iniciou-se na China no século X. Começou por ser uma tradição entre as classes altas, mas devido à sua popularidade, foi adotada por todas as classes, como um símbolo de beleza da cultura chinesa.

No século XVII, em 1664, o Imperador Kangxi, tentou banir esta prática, mas não conseguiu, de tal forma estava enraivada na cultura do país. Só no século XX, em 1912, e depois de muitas campanhas anti Pés de Lotus, esta tradição foi finalmente banida. 






O processo era praticado em casa pelas mães, que o começavam com suas filhas muito pequenas, entre os 4 e os 9 anos, antes que o pé tivesse a possibilidade de estar completamente desenvolvido. Normalmente começavam o processo nos meses de inverno, devido ao frio, os pés estavam já mais encolhidos, e as crianças suportariam mais facilmente as dores. O pé era enfaixado e posteriormente partido, de forma a poder ficar com o comprimento de 5 a 10 cm, em idade adulta.






Os problemas de saúde e as dores dilacerantes que estas crianças e depois senhoras sentiriam ao longo de suas vidas, foram minimizados durante 10 séculos, em que os Pés de Lotus significavam, para além de beleza e encantamento, orgulho para as suas portadoras, por terem em si, o que era considerado belo na sociedade em que viviam. Também significava que poderiam fazer um melhor casamento. Eram admiradas por todos.  





Muitos exemplares de sapatinhos minúsculos quer eram usados nos Pés de Lotus, chegaram aos nossos dias, e se por um lado são peças de museu, de grande beleza estética, com bordados delicados, tecidos ricos e com um design conceptual, por outro, não conseguem esconder a monstruosidade praticada durante mil anos, em nome de uma beleza ideal.












Mensagens populares